domingo, 18 de janeiro de 2009

Frio

estava frio.

o vento passava pelas vigas das paredes;

ninguém o viu.

alojou-se na lareira.

esta, apagou-se.

o vento, no ar, elevou-se!

desafiou aqueles que gelavam,

[cheios de frio ficavam]

quando o frio ameaçou permanecer.

aliados, o vento e o frio permaneceram,

e quando os habitantes perderam,

o vento saiu 

[e o seu aliado fugiu]

para mais tarde se encontrarem

 e noutra casa,

outra vez, matarem.

__________

Que horror. Nunca  pensei escrever um poema assim, nem é do meu tipo de pessoa escrever, e falar, assim.

O que é que acharam do resultado?

Espero que tenham gostado!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Divagação

Quando, numa apresentação aos colegas de escola, como os professores gostam de fazer, nos perguntam "O que é que fazes nos tempos livres?" ou "O que é que gostas de fazer?", são coisas completamente diferentes.

No entanto, toda a gente compreende que é igual, ou seja, "O que é que gostas de fazer?". 

A diferença está em dizer que, nos tempos livres, "Ouço música". Ok, isso é completamente natural, porque uma necessidade do ser humano é estar satisfeito com o ambiente (penso eu)! Portanto, muitas vezes tem-se o rádio ligado, ou põe-se um CD  para ouvir respectivas canções/instrumentais. Mas, se estamos a dizer que nos tempos livres ouvimos música, talvez estejamos a dizer que ficamos parados em frente ao rádio a "curtir" uma musiquita.

Não, o ser humano não faz isso. Tem de estar a fazer qualquer coisa. Não é capaz de estar parado, sem fazer nada (excepto em qualquer estado que o obrigue, por exemplo, dormir). Depressa se arranja algum passatempo como esfregar as mãos ou acompanhar a canção.

Volto à pergunta d' "O que é que fazes nos tempos livres?". Pronto. Modifica-se a resposta de "Ponho-me a ouvir música." para, por exemplo, "Ouço música enquanto leio um livro.".

Quando o professor pergunta: "O que é que gostas de fazer?", é que já se pode responder "Ouvir música", poque já não nos estamos a referir a um hobbie mas sim a um gosto.

_______

Por acaso o post não estava para ser assim mas apeteceu-me mudar o objectivo enquanto escrevia. Acabei por apagar tudo o que tinha escrito, que por acaso não era muito, e escrevi isto. Não interessa, falo do que ia falar noutro post.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Um post "curioso"...

Em primeiro lugar peço desculpas pela falta de posts mas o meu computador avariou-se.

Em segubdo lugar, gostava de dizer aos acompanhantes do "Uma Canção para Ti", mas que não viram na passagem de ano, que o vencedor foi Miguel Guerreiro (O mais pequeno de tamanho)!

Neste post venho dizer uma coisa curiosa, pelo menos para mim.

É de referir que eu gosto de ler. E que gosto de criancinhas, e bebés. Claro que isto é tudo muito natural, comum, normal...o estranho é que eu, em casa, tenho muitos livros com teorias pedagógicas infantis. Então, um dia, experimentei ler um...não é que o li, em dois ou três dias, como se fosse uma história, com enredo, principio, meio e fim!?

[Para aqueles que não sabem o que é a pedagogia infantil, eu passo a explicar: é a ciência que estuda a maneira de ajudar as crianças a crescerem com uma mente saudável e equilibrada.]

Pois é, é muito curioso. E já esatou a ler outro. Eu acho giro. É interessante, mas claro, não é o meu tipo preferido de leitura. Acho que o meu tipo preferido é do género fantástico e aventura integrados no mesmo livro.

Pronto, é tudo. E vocês, leitores, uma mensagem dirigida àqueles que quiserem comentar: 

Qual é o vosso género de leitura preferido? Ou não gostam de ler?