sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Divagação

Quando, numa apresentação aos colegas de escola, como os professores gostam de fazer, nos perguntam "O que é que fazes nos tempos livres?" ou "O que é que gostas de fazer?", são coisas completamente diferentes.

No entanto, toda a gente compreende que é igual, ou seja, "O que é que gostas de fazer?". 

A diferença está em dizer que, nos tempos livres, "Ouço música". Ok, isso é completamente natural, porque uma necessidade do ser humano é estar satisfeito com o ambiente (penso eu)! Portanto, muitas vezes tem-se o rádio ligado, ou põe-se um CD  para ouvir respectivas canções/instrumentais. Mas, se estamos a dizer que nos tempos livres ouvimos música, talvez estejamos a dizer que ficamos parados em frente ao rádio a "curtir" uma musiquita.

Não, o ser humano não faz isso. Tem de estar a fazer qualquer coisa. Não é capaz de estar parado, sem fazer nada (excepto em qualquer estado que o obrigue, por exemplo, dormir). Depressa se arranja algum passatempo como esfregar as mãos ou acompanhar a canção.

Volto à pergunta d' "O que é que fazes nos tempos livres?". Pronto. Modifica-se a resposta de "Ponho-me a ouvir música." para, por exemplo, "Ouço música enquanto leio um livro.".

Quando o professor pergunta: "O que é que gostas de fazer?", é que já se pode responder "Ouvir música", poque já não nos estamos a referir a um hobbie mas sim a um gosto.

_______

Por acaso o post não estava para ser assim mas apeteceu-me mudar o objectivo enquanto escrevia. Acabei por apagar tudo o que tinha escrito, que por acaso não era muito, e escrevi isto. Não interessa, falo do que ia falar noutro post.

4 Comments:

Tiago Mendes said...

Divagações... uma vez fiz um exercicio no curso de teatro referente a isto. Ficar exposto no palco a fazer absolutamente nada. Admito: é astante complicado não começar a olhar para o tecto ou para o chão, ou tossir, ou mexer os dedos, ou fazer nada...

não entanto, não passam de apenas isto: divagações.

tiago

Lorena said...

Your welcome. You enjoy!

Many greetings, we keep in touch!

: D

Kath said...

Eu acho que consigo estar só a ouvir música. Hm...

Anónimo said...

Obrigada,querida,pelos Parabéns ao meu filhote.Ele é um excelente filho.Q.Deus o mantenha assim!
Nos meus pouquíssimos tempos livres
em q.estou parada...vejo um filme,
passeio e convivo.A falta de conversa é horrível para mim!
Hoje o Sebastião faz 5 anos.Está tão feliz...
Beijoo.
isa.